27 de abril de 2015

Design Fotográfico


Anthony Neil Dart une design e fotografia para criar obras únicas.

Há quem veja o design e a fotografia em lados distintos dentro das produções artísticas. O primeiro aparentemente exige mais pragmatismo e técnicas mais bem aplicadas, enquanto a segunda aceita subjetividade e olhar artístico mais intenso.

Já o designer e artista multidisciplinar Anthony Neil Dart faz a combinação entre essas duas expressões de maneira muito peculiar. O sul-africano hoje mora em Washington, nos Estados Unidos, e, por ter trabalhado com diversos tipos de mídia – produção de música e cinema, inclusive –, produz trabalhos com a “frieza” do design e as variações da fotografia, dentre outros elementos.

A obra de Anthony pode ser caracterizada por fontes personalizadas, layouts com mashups de pessoas, elementos de design e dados. As imagens, porém, não estão restritas a um campo específico. Seu portfólio abrange design gráfico, design e direção de movimento, animação, tipografia, ilustração e principalmente fotografia.

O primeiro contato com essa união de palavras e imagens foi na infância, quando começou a colecionar quadrinhos. Mais tarde, conheceu o trabalho de William Blake, poeta e tipógrafo britânico. Daí em diante, nunca mais parou.

Apesar de ter estudado Artes Plásticas e todos os processos gráficos tradicionais de impressão, como xilogravura, linoleogravura e serigrafia, Anthony é autodidata em toda a parte digital do design gráfico e desenvolveu seu trabalho no computador de casa até conseguir criar trabalhos digitais. Hoje a internet é uma paixão, onde divulga a maior parte do seu trabalho.

Seu processo criativo divide-se basicamente em dois caminhos: esperar que a inspiração venha de maneira aleatória e orgânica ou desenhar rascunhos e dedicar bastante tempo até alcançar os resultados.

O artista preza sempre pelo trabalho clean, mas sem deixar de ser expressivo. Confira algumas obras na galeria a seguir.







Fonte: http://revistaestilobb.com.br/