8 de julho de 2012

É dia de feira...


Clique aqui para ir ao site fotura.tk

“Tô vendendo ervas
Que curam e acalmam
Tô vendendo ervas
Que aliviam e temperam...”




As feiras livres acontecem no Brasil desde o tempo da colônia. Apesar da "modernidade" atual e dos contratempos que elas ocasionam em grandes cidades, elas persistem e não desaparecem.

Em muitos lugares no interior do país elas são o principal e, às vezes, o único local de comércio da população.

No caso de Mara Rosa (GO), ela funciona também como centro cultural e de lazer, quando nas quartas-feiras a noite é realizada uma feira chamada de “Feira Quarta Nobre”, com algumas atividades de lazer.

Para quem observa de fora a feira pode parecer um teatro cheio de personagens, cada um com sua história. Um lugar com cheiros e sons que nos remetem ao nosso passado e, talvez, à nossa infância.

Um lugar com suas cores e suas luzes a serem descobertas, exploradas e fotografadas. 


Acima, um registro de uma banca na feira mararrosense, mostrando um dos vegetais mais usados na cozinha brasileira: o repolho.



Tecniquês: O repolho é uma variedade peculiar de couve, constituindo um dos vegetais mais utilizados na cozinha, em diversas aplicações (sopas, conservas, acompanhamentos, massas, etc). É uma planta bianual, na qual as folhas superiores do caule aparecem encaixadas umas nas outras, formando o que é designado como uma "cabeça" compacta.

O repolho é usado cozinhado ou em saladas. Como se conservava facilmente foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conversação de alimentos frescos. O chucrute (onde se usa especialmente a variedade Krautman), constituído por repolho fermentado é um acompanhamento muito apreciado em determinadas culturas. Fonte: http://pt.wikipedia.org


A Feira
O Rappa


É dia de feira
Quarta-feira
Sexta-feira
Não importa a feira
É dia de feira
Quem quiser pode chegar...(2x)

Vem maluco, vem madame
Vem Maurício, vem atriz
Prá comprar comigo...

Vem maluco, vem madame
Vem Maurício, vem atriz
Prá levar comigo...

Tô vendendo ervas
Que curam e acalmam
Tô vendendo ervas
Que aliviam e temperam...(2x)

Mas eu não sou autorizado
Quando o Rappa chega
Eu quase sempre escapo
Quem me fornece
É que ganha mais
A clientela é vasta
Eu sei!
Porque os remédios normais
Nem sempre
Amenizam a pressão
Amenizam a pressão
Amenizam a pressão...

É dia de feira
Quarta-feira
Sexta-feira
Não importa a feira
É dia de feira
Quem quiser pode chegar...(2x)

Vem maluco, vem madame
Vem Maurício, vem atriz
Prá comprar comigo...

Vem maluco, vem madame
Vem Maurício, vem atriz
Prá levar comigo...

Tô vendendo ervas
Que curam e acalmam
Tô vendendo ervas
Que aliviam e temperam...(2x)

Mas eu não sou autorizado
Quando o Rappa chega
Eu quase sempre escapo
Quem me fornece
É que ganha mais
A clientela é vasta
Eu sei!
Porque os remédios normais
Nem sempre!
Amenizam a pressão
Amenizam a pressão
Amenizam a pressão
Amenizam a pressão...

Porque os remédios normais
Não amenizam
Pressão!...(8x)

É dia de feira
Quarta-feira
Sexta-feira
Não importa a feira
É dia de feira
Quem quiser pode chegar...(5x)